A sentinela
A sentinela

USB-C x Lightning: O homem que venceu a Apple

USB-C
O eurodeputado Alex Agius. Foto: Reprodução.

A Apple apresentará seu mais novo iPhone na terça-feira (12/09) e certamente contará com uma entrada para carregador do padrão USB-C. A troca do cabo lightning pelo USB-C é uma vitória da União Europeia (UE) sobre a companhia americana.

É que uma nova lei da UE exige que os fabricantes adotem uma conexão de carregamento padrão.

Os fabricantes de telefones têm até dezembro de 2024 para converter para conexões de carregamento USB-C. Dessa forma, a UE acredita que economizará os consumidores economizarão e reduzirá o impacto no meio ambiente.

DEPUTADO DE MALTA FOI O RESPONSÁVEL PELA PROPOSTA

E a conversão antecipada da Apple para USB-C representa uma espécie de vitória especial para o eurodeputado trabalhista Alex Agius Saliba. Ele foi o relator da proposta no Parlamento Europeu sobre o assunto e é representante do menor país da UE: Malta.

Se a Apple quiser vender para os consumidores da UE e se beneficiar do mercado único, terá de cumprir o novo padrão”, disse ele ao jornal MaltaToday.

Esta é definitivamente uma grande vitória para os consumidores que agora poderão usar um carregador comum para um bom número de produtos eletrônicos portáteis que usam diariamente”, disse ele.

O deputado maltês disse que a nova regra da UE será financeira e ambientalmente mais benéfica para os consumidores e para o meio ambiente, descrevendo-a como uma “situação vantajosa para todos”.

Os consumidores gastarão menos dinheiro em carregadores proprietários caros que só são compatíveis com um número limitado de dispositivos. Mas a nova regra também beneficiará o nosso ambiente, já que a partir do próximo ano produziremos menos 14.000 toneladas de carregadores inúteis só para smartphones”, afirmou o eurodeputado.

ENTENDA AS MUDANÇAS

Os iPads mais recentes da Apple já usam USB-C. Contudo, a empresa se opôs à regra da UE. Ela alega que a obrigatoriedade de apenas um tipo de conector sufoca a inovação.

Ainda não está claro se a conversão da Apple para USB-C será uma mudança global no produto ou será específica para a UE. No entanto, é improvável que a gigante da tecnologia fabrique uma versão diferente do aparelho apenas para esse mercado.

A regra do carregador comum da UE abrange diversos produtos eletrônicos portáteis de pequena e média dimensão. Dessa forma, um único padrão atenderá celulares, tablets, leitores eletrônicos, mouses, teclados, fones de ouvido, câmeras digitais e outros dispositivos eletrônicos.

Qualquer um deles deverá ter uma porta padrão USB-C, independentemente de quem fabrica os dispositivos.

Além disso, laptops também terão que cumprir as regras. Porém, neste caso os fabricantes terão mais tempo para fazer as alterações.

________

Em seguida, leia também:
Compartilhar
A SENTINELA

A SENTINELA

A Sentinela é um canal de comunicação social cujos integrantes filiam-se ao princípio de que a isenção jornalística é uma farsa. Todos os indivíduos e organizações têm princípios e valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Economia