A sentinela
A sentinela

Morre Franz Beckenbauer

Franz Beckenbauer
Foto: Reprodução.

A maior lenda do futebol alemão, Franz Beckenbauer (foto) morreu neste domingo (07/01), de acordo com sua família. Contudo, o anúncio foi feito apenas nesta segunda-feira (08/01).

“É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família. A família pede que possam sofrer em silêncio e abster-se de fazer qualquer pergunta”, diz a nota.

Beckenbauer chegou ao FC Bayern ainda nos juniores e rapidamente se tornou um jogador de destaque no time de Munique. O menino do distrito de Giesing conquistou, entre outras coisas, quatro títulos de campeonatos nacionais, foi três vezes vencedor da Copa da Europa e da Copa do Mundo.

O LÍBERO EXEMPLAR

Com sua elegância e leveza em campo, ele redefiniu o papel do líbero e coroou sua carreira ao vencer a Copa do Mundo de 1974 na sua Alemanha. Dois anos antes, ele já havia liderado a seleção alemã vencedora do Campeonato Europeu.

Franz Beckenbauer
O capitão Franz Beckenbauer levanta a Copa do Mundo em 1984. Foto: Reprodução.

Posteriormente jogou alguns anos nos EUA pelo Cosmos New York, onde participou em um time lendário com Pelé. Em seguida, Beckenbauer retornou à Alemanha e conquistou outro título com o Hamburgo em 1982.

TREINADOR E PRESIDENTE

Após a eliminação na fase preliminar do Campeonato Europeu de 1984, ele se tornou treinador da seleção alemã mesmo sem licença de treinador e liderou a equipe rumo à final da Copa do Mundo de 1986, perdendo para a Argentina (2×3). Quatro anos depois, veio a revanche contra Diego Maradona e companhia. com a vitória na Copa do Mundo da Itália.

Em seguida, Beckenbauer deixou a seleção e regressou ao FC Bayern como treinador durante a crise do clube de Munique na década de 1990.

Neste clube foi campeão alemão em 1993–94, assumindo o cargo no decorrer da temporada. Em 1996, na segunda passagem, despediu-se com um troféu, o da Copa da UEFA de 1995–96. Contudo, apesar de deixar o cargo de treinador, continuou como presidente do Bayern até 2009, tornando-se presidente honorário desde então.

Além disso, também foi superintendente do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA de 2006, realizada na Alemanha.

Por sua envergadura como atleta, treinador e dirigente esportivo, tornou-se conhecido em seu país pelo apelido de Kaiser (Rei).

_____

Leia também em seguida:

Compartilhar
A SENTINELA

A SENTINELA

A Sentinela é um canal de comunicação social cujos integrantes filiam-se ao princípio de que a isenção jornalística é uma farsa. Todos os indivíduos e organizações têm princípios e valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Economia