A sentinela
A sentinela

Metrô paulista altera nome de estação Paulo Freire para Fernão Dias

O governador de S. Paulo, Tarcísio de Freitas. Foto: Divulgação.

O Metrô de São Paulo alterou o nome de uma futura estação da Linha 2- Verde que se chamaria Paulo Freire para Fernão Dias.

A alteração retira o nome do ideólogo pelo do bandeirante, também conhecido como “caçador de esmeraldas”, desbravador dos sertões brasileiros. O nome de Paulo Freire na estação era provisório e constava no projeto desde a desapropriação de terrenos para a expansão da linha foi anunciada.

A alteração do nome ocorre antes mesmo do início da sua construção. O início das obras depende de outras desapropriações. A via onde a estação será construída já se chama  Avenida Educador Paulo Freire.

Atualmente, a linha 2-Verde liga a estação Vila Madalena, na Zona Oeste, até a estação Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo.

O projeto de extensão pretende fazer a ligação da Vila Prudente até Guarulhos, na Região Metropolitana. Na primeira etapa, a expansão vai até a Penha, com estimativa de entrega para 2026.

A mudança ocorre sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador desde janeiro de 2023. Simpatizantes do ideólogo têm atribuído ao governador a mudança e o criticado. Apoiadores do governador apoiaram a mudança.

A companhia do Metrô, porém, afirma que a escolha definitiva dos nomes de futuras estações é feita por estudos e pesquisa de opinião com moradores das regiões próximas.

Para a estação Fernão Dias, o processo – pesquisa de toponímia e pesquisa de opinião – foi concluído em 2022 e esse nome obteve a maior quantidade de respostas na pesquisa de opinião (57%), em relação aos outros dois nomes possíveis: Paulo Freire (29%) e Parque Novo Mundo (14%)“, explicou o Metrô.

Compartilhar
A SENTINELA

A SENTINELA

A Sentinela é um canal de comunicação social cujos integrantes filiam-se ao princípio de que a isenção jornalística é uma farsa. Todos os indivíduos e organizações têm princípios e valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Economia