A sentinela
A sentinela

Irã condena cantor à morte

à morte
Charge mostra o cantor atingindo o Aiatolá Khamenei com sua voz e seu microfone. Imagem: Reprodução.

O regime do Irã condenou o cantor dissidente Toomaj Salehi à morte por seu envolvimento nos grandes protestos ocorridos no país em 2022. A informação é de seu advogado, Amir Raesian. Além de preso, Salehi permaneceu em confinamento solitário e sofreu tortura após sua prisão.

Reversão da Decisão da Suprema Corte e Veredicto de “Corrupção na Terra” 

Em um movimento sem precedentes, um tribunal em Isfahan reverteu a decisão da Suprema Corte sobre o caso de Salehi na terça-feira (23/04), confirmando o veredicto original de “corrupção na terra” e emitindo a punição máxima de morte, de acordo com os meios pró-reforma iranianos Shargh e Entekhab.

_____

a morte
O cantor Salehi. Foto: Divulgação.

_____

Possibilidade de Redução da Sentença

A mídia estatal informou que Salehi pode tentar reduzir a sentença se apelar para o comitê de perdão. Salehi, de 32 anos, criticou o regime iraniano em letras de rap e nas mídias sociais. Ele ficou brevemente livre no ano passado, mas depois voltou para a prisão em Isfahan.

Tortura e Confinamento Solitário 

Em um vídeo, Salehi revelou que sofreu tortura e o colocaram em confinamento solitário por 252 dias após sua prisão em outubro de 2022. A informação é de especialistas da ONU e está de acordo com um comunicado do Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

Caso do Rapper Curdo-Iraniano Saman Yasin

Outro artista, o rapper curdo-iraniano Saman Yasin, também foi preso durante os protestos de 2022 no Irã. Por duas vezes em menos de um ano, as autoridades o transferiram para um hospital psiquiátrico, de acordo com a agência de notícias pró-reforma IranWire. Um tribunal em Teerã condenou Yasin a cinco anos de prisão, segundo o grupo focado nos direitos humanos curdos, Hengaw.

Manifestações e Repressão Policial

As manifestações de 2022 varreram o país após a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, sob circunstâncias suspeitas enquanto estava sob custódia policial. A polícia reprimiu os protestos com violência.

Apelos Internacionais e Exigências de Libertação

O Escritório do Enviado Especial dos Estados Unidos para o Irã condenou veementemente a sentença de morte de Toomaj Salehi e a sentença de cinco anos para o rapper curdo-iraniano Saman Yasin. Além disso, pediram a libertação imediata dos dois. Especialistas da ONU também exigiram a libertação de Salehi e pediram que as autoridades iranianas reverterem a sentença de morte.

Críticas à Condenação à Morte 

Apoiadora política de Salehi na Europa, a deputada alemã Ye-One Rhie, chamou a sentença de morte contra Salehi de “absurda e desumana”. Além disso, ela escreveu nas redes sociais na quarta-feira (24/03): “É inacreditável a forma irresponsável e arbitrária que o regime iraniano trata os réus. É impossível reconhecer o Estado de direito no caos dos tribunais responsáveis”.

O Irã é uma teocracia islâmica.

______

Leia também, em seguida:

Compartilhar
A SENTINELA

A SENTINELA

A Sentinela é um canal de comunicação social cujos integrantes filiam-se ao princípio de que a isenção jornalística é uma farsa. Todos os indivíduos e organizações têm princípios e valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Economia