O coração do Imperador Dom Pedro I chegou ao Brasil nesta segunda-feira (22/08) por volta das 10:00h da manhã. A relíquia do nosso primeiro chefe de Estado foi trazida pela Força Aérea Brasileira (FAB) da cidade do Porto, em Portugal, e aterrissou na base aérea de Brasília.
O órgão é conservado em formol há 187 anos. É a primeira vez que o coração do imperador deixa Portugal e chega ao país como símbolo das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, em 07 de setembro.
Nesta terça (23/08), haverá uma cerimônia no Planalto, em que o Presidente da República Jair Bolsonaro (PL) recepcionará a relíquia com honras de chefe de Estado. De acordo com o Itamaraty, o órgão fica exposto “dentro de um vidro” , na sede do Ministério das Relações Exteriores, até 05 de setembro.
O coração foi transportado na cabine de passageiros, acompanhado de três autoridades portuguesas e um do governo brasileiro. Na base aérea, foi recebido com honrarias, por diversas autoridades como o embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Felipe Melo, e os ministros Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa, e Marcelo Queiroga, da Saúde.