O prefeito de Londres, Sadiq Khan, do Partido Trabalhista, venceu pela terceira vez consecutiva a eleição para comandar a capital do Reino Unido. O primeiro prefeito muçulmano de uma capital do Ocidente venceu as eleições realizadas na quinta-feira (02/05), e cuja contagem terminou ontem (03/05). Ele alcançou 61% dos votos, superando a candidata do Partido Conservador, Susan Hall, após uma dura campanha.
Hall teve o apoio do ex-primeiro-ministro Boris Johnson e o reforço de última hora de Donald Trump, que acusou o prefeito de Londres de “abrir os portões da cidade para os jihadistas“.
Apesar das pesquisas indicarem vantagem confortável de mais de 20 pontos sobre a principal adversária, Sadiq Khan temia uma baixa participação dos eleitores, que beneficiaria sua rival. O recente assassinato de um menino de 14 anos no nordeste de Londres introduziu um elemento de incerteza final na eleição.
40% dos eleitores da cidade foram às urnas. Khan conquistou uma diferença confortável de 275.000 votos e ganhou em nove círculos eleitorais, enquanto Susan Hall prevaleceu em cinco.
Após a vitória, Khan exigiu neste sábado o pedido eleições nacionais antecipadas: “Chegou a hora de Rishi Sunak dar às pessoas uma escolha“. O primeiro-ministro britânico previu que as eleições gerais serão realizadas no segundo semestre de 2024, mas ainda não especificou a data. Tudo aponta para uma convocação em outubro, embora também possa ser em novembro após as eleições presidenciais dos EUA.
A esquerda espera eleger o líder trabalhista Keir Starmer como primeiro-ministro após 14 anos fora do governo britânico. O líder comemorou os resultados nas eleições de 02 de maio. As perspectivas parecem promissoras para o Partido Trabalhista. A legenda conquistou bons resultados nestas eleições municipais na Inglaterra e no País de Gales.
_____
VIDA E CARREIRA DE SADIQ KHAN
Sadiq Aman Khan nasceu em Tooting, no sul de Londres, em 8 de outubro de 1970. O prefeito tem raízes paquistanesas e cresceu em uma família que se mudou para Londres nos anos 1960. Ele estudou Direito na University of North London.
Antes de ingressar na política, Khan trabalhou como advogado especializado em direitos humanos e presidiu o grupo de defesa Liberty por três anos. Sua carreira política começou quando ele se filiou ao Partido Trabalhista e se tornou conselheiro do Borough de Wandsworth de 1994 a 2006.
Em 2005, Khan foi eleito Membro do Parlamento (MP) por Tooting, cargo que ocupou até 2016. Durante esse período, ele criticou abertamente várias políticas do então primeiro-ministro trabalhista Tony Blair, incluindo a invasão do Iraque em 2003 e a nova legislação antiterrorismo.
Contudo, o marco mais significativo em sua carreira política ocorreu em 2016, quando ele se tornou o primeiro muçulmano eleito prefeito de Londres. O discurso de Khan concentra-se em questões como transporte, habitação, poluição do ar e diversidade.
_____
Leia também em seguida: