O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, denunciou neste sábado (18/03) uma trama para prendê-lo na próxima terça-feira (21/03). Ele pediu aos seus apoiadores que façam manifestações contra a intenção de seus opositores de levá-lo à prisão.
Promotores federais têm trabalhado para encontrar fatos que possam ser apontados como indícios de crimes cometidos por Trump antes e durante o seu mandato como presidente. De acordo com especulações, uma acusação formal poderia ser feita na próxima semana.
O mais provável seria fundamentar a prisão em um caso que promotores de Nova York têm investigado há cinco anos. Nele, seus opositores no sistema acusatório afirmam que Trump fez pagamentos ilegais à ex-atriz pornô Stormy Daniels pouco antes da eleição presidencial de 2016.
A atriz alega que Michael Cohen, advogado de Trump, pagou a ela US$ 130 mil em troca de ela não falar em público antes das eleições de 2016 sobre um suposto caso extraconjugal que teria tido com Trump.
O ex-presidente negou que tenha tido qualquer relação com Daniels e que a investigação tem motivação política.
Esse é um dos caminhos pelos quais a oposição a Trump, de 76 anos, tem buscado para impedir sua volta à Casa Branca. Até hoje ele nunca foi formalmente acusado e nega que tenha cometido qualquer crime.