Sérgio de Carvalho Pachá lança duas obras no Rio

Sergio de Carvalho Pachá
Sergio de Carvalho Pachá em noite de autógrafos. Foto: CDB.

Um dos grandes eruditos do Brasil, o Professor Sergio de Carvalho Pachá, lançou nesta terça-feira (29/08) duas obras no Rio de Janeiro (RJ). No auditório do Centro Dom Bosco, anteriormente ao lançamento e da noite de autógrafos, Pachá deu uma palestra intitulada “A importância da literatura”.

As duas obras são antologias de poemas que marcam a jornada de um homem através de suas percepções sobre a vida, em que trata do amor, da desilusão, da descrença, da espiritualidade e de sua relação com Deus. Dessa forma, a experiência humana apresenta-se à contemplação do leitor em sua complexidade, sempre orientada pelo desejo do bem e da verdade.

Nas obras, Pachá demonstra amplo domínio da língua portuguesa em suas formas poéticas variadas.

AS OBRAS
Sergio de Carvalho Pacha livros

Morte em Lisboa” oferece um refúgio aos amantes da poesia, oportunidade de “aprender sobre si, a viver e a morrer”.

Poesia Traduzida“, outra rica antologia, traz a tradução para o português de poemas de seis línguas distintas: galego, espanhol, italiano, francês, inglês e latim.

Os poemas trazem a riqueza da poesia ocidental, dos clássicos romanos aos poetas contemporâneos. Ambas as edições são do Centro Dom Bosco, do Rio de Janeiro.

O AUTOR

Sergio de Carvalho Pachá, ex-Lexicógrafo-Chefe da Academia Brasileira de Letras (ABL), é gramático, lexicógrafo, filósofo, tradutor e escritor e pesquisador.

Trabalhou na ABL de maio de 2002 a junho de 2009. Coordenou o trabalho que preparou a quarta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da ABL (2004) e, ao mesmo tempo, redigiu a versão prévia do plano de edição do Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, também da Academia Brasileira de Letras.

Além disso, também era o principal responsável pelas respostas dadas pela Academia Brasileira de Letras às consultas de Língua Portuguesa a ela dirigidas.

Foi demitido da Academia após discordar da aprovação do Acordo Ortográfico.

É bacharel em literatura portuguesa pela PUC do Rio de Janeiro; licenciado em letras, línguas portuguesas, literatura portuguesa e brasileira, língua e literatura latina pela PUC Rio de Janeiro. É mestre em língua portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialista em línguas e literaturas hispânicas pela Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (EUA).

______

Com informações do Centro Dom Bosco.

______

Em seguida, leia também:
Compartilhar
A SENTINELA

A SENTINELA

A Sentinela é um canal de comunicação social cujos integrantes filiam-se ao princípio de que a isenção jornalística é uma farsa. Todos os indivíduos e organizações têm princípios e valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *