PTB deixará de existir após 77 anos

PTB deixará de existir após 77 anos
De Getúlio a Roberto Jefferson, partido foi do trabalhismo ao conservadorismo.

O Partido Trabalhista Brasileiro aprovou, em convenção nesta quarta-feira (26/10), sua fusão com o Patriota. A operação tem como objetivo socorrer as duas siglas, que não atingiram a cláusula de barreira nas eleições deste ano.

A fusão criará uma nova sigla, que deverá se chamar “Patri”. O novo partido conseguirá cumprir a cláusula de barreira e passará a ter o direito de receber fundo eleitoral e participar dos debates na televisão.

Ainda não foi definido se o número da nova sigla será o “14”, do PTB, o “51”, do Patriota, ou ainda, um novo número.

O PTB foi fundado pela primeira vez em 1945 por Getúlio Vargas. A sigla existiu até 1965, quando o regime militar extinguiu os partidos existentes. Em 1979, a sobrinha-neta de Getúlio, Ivete Vargas, refundou o PTB que, anos depois, passou para o controle do agora ex-deputado Roberto Jefferson, atualmente preso por opiniões dadas contra o Supremo Tribunal Federal e por reagir contra ordem de prisão, ferindo agentes da PF.

Com a fusão ao Patriota, Jefferson não terá mais o controle do partido ou qualquer cargo de direção e nem sequer como filiado.

Compartilhar
A SENTINELA

A SENTINELA

A Sentinela é um canal de comunicação social cujos integrantes filiam-se ao princípio de que a isenção jornalística é uma farsa. Todos os indivíduos e organizações têm princípios e valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *