O povo espanhol parou para assistir nesta terça-feira (31/10) uma página de sua História. A Princesa de Astúrias, Leonor de Borbón, filha do Rei Felipe VI completou 18 anos. Dessa forma, ao chegar à maioridade, Sua Alteza cumpriu o dever de prestar juramento à Constituição espanhola.
A cerimônia solene aconteceu nesta manhã no Congresso de Deputados, na capital Madrid.
Este foi um momento histórico na vida constitucional da Princesa das Astúrias que passou, desta forma, a estar habilitada para assumir as funções de rainha na ausência do Rei Felipe VI por falecimento ou abdicação.
A Princesa Leonor estava na presença do pai, da mãe, a Rainha Letizia e da irmã, a Infanta Sofia. No ato, ela jurou que respeitará os direitos dos cidadãos e das regiões autônomas do país, reconhecidos na Constituição de 1978.
No ato desta manhã, Leonor cumpriu o mesmo dever que seu pai em 30 de janeiro de 1986. Há 37 anos, Sua Majestade, então príncipe, completou 18 anos e prestou seu juramento. O Rei Felipe VI tornou-se o monarca espanhol após a abdicação de seu pai, Juan Carlos, em 19 de junho de 2014.
MONARQUIA É GARANTIA DA ESTABILIDADE EM ESPANHA
A monarquia espanhola é uma das mais antigas do mundo e garante a estabilidade institucional do país ao longo do tempo. Atualmente, a Espanha está sob risco de um golpe perpetrado pelo chefe de governo em função, Pedro Sanchez.
O socialista perdeu a eleição, mas tenta cooptar partidos separatistas para conseguir formar um novo governo. Em contrapartida, Sanchez daria a anistia a terroristas e criminosos que compõem estes partidos. Nos últimos finais de semana, milhares de espanhóis têm ido às ruas protestar contra a tentativa de golpe.
Vencedor da eleição de 23 de julho deste ano, o Partido Popular, de centro-direita, não conseguiu alcançar o número de cadeiras suficientes para formar um novo governo. Dessa forma, Sanchez encontrou um caminho para tentar o golpe da anistia em troca da governabilidade.
Assista ao Juramento da Princesa Leonor:
Em seguida, leia também:
- Com Putin, Rússia volta a erguer estátuas de Stalin em todo o país
- STF apontado como risco à liberdade de expressão em manifesto internacional contra a censura