O Partido Republicano dos EUA escolheu nesta segunda-feira (15/07) o senador J.D. Vance, de 39 anos, para ser o vice de Trump na disputa pela Casa Branca. James David Vance é um senador republicano pelo estado de Ohio.
A escolha foi feita por Trump em meio à Convenção Nacional Republicana, que começou segunda e vai até quinta-feira (18/07). Ainda durante a convenção, o partido oficializou Trump como candidato oficial à disputa presidencial de novembro.
QUEM É O VICE DE TRUMP
J.D. Vance, senador dos Estados Unidos pelo estado de Ohio, emergiu há menos de uma década como uma figura influente na política americana. Nascido James Donald Bowman em Middletown, Ohio, Vance tem 39 anos e uma trajetória notável.
Sua origem é humilde: criado por avós maternos na região exploradora de carvão dos Apalaches, Vance enfrentou desafios em uma das áreas mais pobres do país. Ele serviu na Marinha dos EUA no Iraque antes de estudar Ciência Política e Filosofia na Universidade Estadual de Ohio. Posteriormente, frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Yale.
Além disso, Vance ganhou destaque com seu livro de memórias “Hillbilly Elegy” (“Elegia dos Montanheses”), que oferece uma visão da classe trabalhadora conservadora. Mas Vance também tem atuação no mercado, sendo fundador de uma agência de capital de risco com o apoio de Peter Thiel, fundador do PayPal. Sua mudança de tom em relação a Trump durante a corrida eleitoral, passando de crítico a aliado, foi notável.
A escolha de Vance como candidato a vice-presidente na chapa de Donald Trump para as eleições de 2024 reconhece a importância dos estados industriais do meio-oeste americano para Donald Trump. Vance é jovem e conservador e, dessa forma, o ex-presidente espera rejuvenescer sua base de eleitores.