O deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, Romel Guzamana, revelou em publicação em uma rede social que os indígenas da etnia yanomami com sinais de desnutrição no Brasil são refugiados da fome no país vizinho que cruzaram a fronteira.
“Denuncio a grave desnutrição de nossos irmãos indígenas yanomamis do estado Bolivar. Cruzaram ao Brasil em busca de comida, outra violação aos direitos humanos indígenas por culpa do regime de Maduro“, denunciou o integrante do partido Vontade Popular.
Romel Guzamana é indígena da etnia baniva. Ele é um dos representantes da região amazônica na Assembleia e também é membro do Parlamento Amazônico.
Romel disse a um jornal brasileiro que os yanomamis venezuelanos têm relações de parentesco com indígenas do lado brasileiro da reserva.
“Os indígenas não têm fronteiras. Na Venezuela não têm sustento, alimentos, remédios. Muitos vieram ao Brasil em busca da sobrevivência“, explicou Romel. Segundo o parlamentar, essas informações a respeito da origem venezuelana dos yanomamis em situação de desnutrição foram recebidas de indígenas.