Um padre francês de 38 anos, ordenado em 2019, recebeu o apelido de “Padre TikTok”. Padre Matthieu Jasseron coleciona 1,2 milhões de seguidores no TikTok, 20 mil no Instagram e 50 mil no YouTube em pouco mais de dois anos de atividade nestas redes sociais.
Ousado e bastante controverso, o padre da Arquidiocese de Sens e Auxerre, esteve no centro de diversas polêmicas por vídeos postados no TikTok no qual ele brinca com outros objetos sagrados no altar de uma igreja ou que responde perguntas sobre doutrina de maneira bastante heterodoxa (para não dizer incorreta).
Ele já disse, por exemplo, que a homossexualidade não é pecado, o que contraria as Escrituras, o Catecismo (par. 2357 a 2359) e até mesmo recente fala do Papa Francisco.
THEOSTREAM: O NETFLIX DA FÉ
Habilidoso com a comunicação, o Padre Jasseron decidiu lançar uma plataforma chamada Theostream, apelidada de “o Netflix da fé”. O site entrou no ar nesta terça-feira (21/02).
O propósito do novo site será o de listar vídeos de YouTubers cristãos ligados à Igreja ou a outras congregações, como protestantes e ortodoxos. O objetivo é dar visibilidade aos “missionários 2.0”. para “permitir que eles descubram melhor a fé e a aprofundem”, transmitindo conteúdos que reflitam todo o “conhecimento disponível”, explica o pároco de Joigny (Yonne).
Além disso, o site teria a missão de “encaminhar os internautas para associações cristãs competentes, consoante as questões que possam trazer”.
Embora já tenha sido censurada por ela em outras ocasiões, a Conferência dos Bispos da França, apoia a iniciativa e ajudou-o a identificar as 48 associações destacadas que abrangem vários campos: moral, caridade, bullying escolar, cooperação internacional ou até peregrinações.