Morreu neste sábado (31/12) o Papa emérito Bento XVI aos 95 anos. Batizado como Joseph Ratzinger, o papa emérito foi eleito em 2005, sucedendo a João Paulo II. Em fevereiro de 2013, Bento XVI abdicou ao trono de São Pedro.
Joseph Alois Ratzinger nasceu no dia 16 de abril de 1927 em Marktl am Inn, na Baviera, Alemanha. Era filho de um comissário de polícia oriundo da Baixa Baviera e adepto de uma corrente bávaro-austríaca de orientação católica. Seu pai, era de religiosidade profunda e um decidido adversário do regime nazista.
Em 1939 entra no seminário-menor por indicação de um padre que percebeu sua vocação. A incorporação na Juventude Hitlerista das crianças alemãs tornou-se oficialmente obrigatória a partir de 1938 até o fim do nazismo em 1945. Até 1939 nenhum seminarista havia entrado na organização, mas o regime passou a exigir que a partir de março a afiliação fosse obrigatória e Joseph Ratzinger foi compulsoriamente inscrito na organização.
Anos depois foi enviado para um campo de trabalhos forçados pelo regime nazista, de onde só saiu depois da queda de Hitler.
Em 1951 foi ordenado sacerdote. Em 1952 começou a lecionar Teologia. Em 1953 já era doutor em Teologia. É doutor honoris causa de dez universidades europeias e considerado um dos maiores teólogos da história cristã.
Em 1977 tornou-se arcebispo de Munique, na Alemanha e poucos meses depois elevado à condição de cardeal da Santa Igreja. Em 1981 tornou-se Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, tendo sido o braço direito do Papa João Paulo II.
Em abril de 2005, dias após a morte do papa polonês, foi eleito o 265° bispo de Roma e, portanto, papa. Em 2013 abdicou e, desde então, vivia recluso em um mosteiro no Vaticano.