O deputado de extrema-esquerda Marcelo Freixo anunciou nesta quarta-feira (04/01) sua filiação ao PT. Freixo estava no PSB, partido pelo qual disputou o governo do Rio no ano passado. Ele foi filiado por muitos anos ao PSOL.
Segundo Freixo, ele deixa o PSB por discordâncias com a sigla presidida por Carlos Siqueira.
“Preciso estar num lugar que tenha construção partidária, coisa que não teve no PSB. Um lugar que tenha trabalho de base. Era o que eu queria fazer no PSB, mas não foi possível, não era esse o projeto. Minha conversa com o PT é para fazer esse processo de formação política e construir uma frente democrática ampla liderada pelo partido onde eu possa ajudar”, disse Freixo.
O agora petista foi nomeado pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro, como presidente da Embratur. Daniela tem vínculos políticos com o miliciano Juracy Alves Prudêncio, conhecido como Jura. Ele foi condenado e preso por homicídio e sob acusação de chefiar uma milícia na Baixada Fluminense.
Questionado pela relação de sua nova chefe com a milícia, Freixo a defendeu: “Eu acho que cabe a ela falar sobre isso. Minha relação com ela é muito recente, mas muito boa e de muito diálogo. Não muda em nada e pelo que eu li da defesa, isso tinha mais a ver com a prefeitura (de Belford Roxo) do que com ela”, justificou.