O petista Lula irá para o Egito nesta segunda (14/11) para discursar na COP27, evento sobre o clima. A situação já seria constrangedora e inconveniente pelo fato de Lula não ser chefe de governo ou de Estado. Mas o que chamou mais a atenção é o meio de transporte que Lula usará para chegar ao norte da África.
O petista seguirá para o Egito em um avião do empresário do setor de saúde privada, José Seripieri Junior, fundador da Qualicorp e dono da Qsaúde. O avião particular é da marca Gulfstream e tem autonomia para voar direto, sem escalas, até o destino.
Seripieri é amigo de longa data de Lula e, assim como o petista, também foi preso recentemente. Este ano, Seripieri promoveu reuniões e jantares entre Lula e outros milionários. O dono da Qsaúde também doou valores vultuosos à campanha do petista.
O empresário foi preso em julho de 2020, em operação que apurava repasses em caixa dois para a campanha do Senador José Serra, Seripieri fez acordo de delação premiada, homologada pelo STF em dezembro do mesmo ano de sua prisão.
Lula irá à conferência sobre o meio ambiente da ONU utilizando a alternativa de transporte mais poluente, que é o avião particular. Ele não aceita viajar em avião comercial.