O deputado português André Ventura (CHEGA/Lisboa) denunciou nesta sexta-feira (10/05) nas redes sociais do seu partido que o Governo Lula recusa ajuda portuguesa ao Rio Grande do Sul. De acordo com Ventura, 120 toneladas de itens básicos estão disponíveis. Além disso, a companhia aérea TAP também já confirmou que faria o transporte da doação.
“O Governo do Brasil está a tentar esconder a grande tragédia que muitos brasileiros estão a viver, sobretudo no Rio Grande Sul. Instamos o governo a autorizar que estes bens cheguem o mais depressa possível a quem mais precisa deles nesta altura trágica. Acima da política estarão sempre as vidas humanas. Isso será sempre mais importante“, disse André Ventura.
Ainda de acordo com o deputado, eram 150 toneladas de itens disponíveis, mas que com a demora já levou à perda de 30 toneladas. Mas que Lula recusa ajuda para esconder as falhas do seu governo.
“A ajuda está pronta, está disponível e não sai de Portugal”, disse ainda Ventura. “A TAP já se disponibilizou para enviar as coisas. Só estamos à espera que alguém faça alguma coisa”, acrescentou.
Além de apelar ao Governo Lula a aceitar ajuda, o deputado pede ao governo do seu país que ajude-o nisso. “A política não pode estar acima das pessoas”, completou André Ventura.