O petista Lula informou nesta segunda-feira (23/01) quw pretende autorizar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a financiar o gasoduto de Vaca Muerta, em Neuquén, no norte da Patagônia, na Argentina.
A declaração foi feita depois de encontro com o presidente argentino Alberto Fernández. Lula está em Buenos Aires. É a primeira viagem internacional do terceiro mandato do petista.
Lula disse que deve agir “dentro das possibilidades econômicas” do Brasil, mas não detalhou como se daria o processo.
Ele afirmou que tinha “orgulho” de quando o BNDES tinha mais recursos para financiar obras nos países da América do Sul. “Porque é isso que os países maiores têm que auxiliar os países que têm menos condições em determinados momentos históricos”, declarou.
Lula classificou a revolta dos brasileiros ao financiamento do BNDES a obras em outros países como “pura ignorância”. “E eu acho não só que pode, como é necessário que o Brasil ajude a todos seus parceiros dentro das possibilidades econômicas do nosso país”, disse, sem comentar os calotes que o país levou em outros financiamentos autorizados nos mandatos petistas.
O brasileiro também especulou sobra criação de uma “moeda comum” para transações comerciais entre Brasil e Argentina. No entanto, disse que é necessário “muito debate” para tirar a ideia do papel.