Livros escolares influenciados por Paulo Freire revoltam pais no México

Livros escolares influenciados por Paulo Freire revoltam pais no México
Livros escolares influenciados por Paulo Freire revoltam pais no México. Fotos: Reprodução.

Uma forte revolta na sociedade mexicana acusa o presidente socialista Andrés Manuel López Obrador de doutrinar as crianças. A suspeita recai sobre os novos livros escolares gratuitos e obrigatórios que o Ministério da Educação Pública distribui nas escolas.

Marko Cortés, líder do conservador Partido Ação Nacional (PAN), denunciou na última quarta-feira (23/08) que o México vive uma das “maiores tragédias da sua história” na educação básica. De acordo com Cortés, a situação é causada por um governo “que não quer um povo preparado, mas doutrinado, para ser capaz de manipula-lo e fazê-lo odiar a ciência“.

Não mexa com as crianças, Presidente, você já causou muitos danos ao nosso país e à geração atual. Não vamos permitir que faça mal também às próximas gerações”, afirmou o líder do PAN.

PARA ESPECIALISTA, LIVROS SÃO ENORME RETROCESSO

Especialista em Educação, a professora Irma Villalpando disse em artigo na revista Nexos que os novos livros didáticos são um “enorme retrocesso”. A autora lembra que os novos materiais baseiam-se no que o governo socialista chama de Escola Nova Mexicana (NEM), “criticada por seu diagnóstico da realidade educacional do México e o mundo“.

A fragilidade de sua análise origina-se, em parte, porque ele reduz o complexo problema educacional mexicano à análise sociopolítica do pedagogo brasileiro Paulo Freire que considera, na linha do pensamento pós-marxista, que o capitalismo funciona como um dispositivo para a dominação dos opressores contra os oprimidos“, denuncia a professora.

PAIS DE ALUNOS OBTÉM VITÓRIA NA JUSTIÇA, MAS GOVERNO IGNORA

No mês de maio, o Sindicato Nacional dos Pais de Família obteve uma liminar. Dessa forma, o Terceiro Tribunal Distrital em Assuntos Administrativos ordenou ao ministério que revisse o conteúdo dos livros didáticos e submetesse a sua reformulação a audiências públicas. Com o intuito de fundamentar a ação, o sindicato apontou que os novos livros contêm material sobre diversidade sexual, famílias diferentes e ensinamentos sobre órgãos reprodutivos para crianças.

Apesar da ordem judicial para interromper a entrega do material, o presidente López Obrador afirmou que “não há impedimento” para que os livros estejam prontos para o retorno às aulas no dia 28 de agosto.

O governo de López Obrador mente quando diz que não há impedimento legal à distribuição dos livros escolares. Os livros nem deveriam ter sido impressos, foram impressos desafiando uma ordem judicial”, denunciou Marko Cortés.

PAIS INDÍGENAS QUEIMAM OS LIVROS

A decisão de López Obrador gerou uma dura reação. Um grupo de pais indígenas do sul do México decidiu, então, queimar os novos livros escolares. Os pais ficaram furiosos com o conteúdo doutrinador que inclui linguagem neutra em termos de gênero e negligencia a leitura e a matemática.

IMG 6365

Ex-funcionário do governo da Venezuela, o diretor de educação Marx Arriaga é o coordenador dos livros. Além disso, os textos fundamentam-se fortemente no teórico marxista brasileiro Paulo Freire, autor do livro “Pedagogia do Oprimido”.

Um livro escolar para crianças de 6 anos começa com uma citação filosófica de Federico García Lorca, um poeta homossexual espanhol assassinado em 1936. De acordo com o livro, o assassinato de Lorca ocorreu “por pensar de forma diferente”.

O México corre o risco de contrair um vírus que as pessoas pensavam estar erradicado: o vírus comunista”, denunciou o jornalista mexicano Javier Alatorre. “Eles querem condenar o México à pobreza, à mediocridade e ao ódio”.

______

Em seguida, leia também:

Novo drone iraniano tem um alcance de 2.000km

Primeira-ministra da Itália paga calote de turistas italianos 

Compartilhar
A SENTINELA

A SENTINELA

A Sentinela é um canal de comunicação social cujos integrantes filiam-se ao princípio de que a isenção jornalística é uma farsa. Todos os indivíduos e organizações têm princípios e valores.

Uma resposta

  1. Sincero nos comentários . Gostaria que se repetisse no Brasil, as ações dos pais que tocaram fogo nos livros Paulo freire e o marxismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *