JAVIER MILEI ELEITO Presidente da Argentina

Javier Milei

Javier Milei foi eleito Presidente da República Argentina neste domingo (19/11). O liberal venceu com ampla vantagem o candidato esquerdista Sergio Massa. Com 98,62% das urnas apuradas, a diferença gira em torno de 55,73% para Milei a 44,26% para Massa.

O candidato Sergio Massa reconheceu a derrota em entrevista coletiva antes mesmo dos números serem divulgados.

No Brasil, a polarização entre bolsonarismo e petismo se reproduziu na torcida pelos candidatos Milei e Massa, respectivamente. Abertamente apoiado por Jair Bolsonaro, Milei contou com o apoio da Direita brasileira e com a presença do deputado Eduardo Bolsonaro (PL/SP) em Buenos Aires.

QUEM É JAVIER MILEI

Nascido no bairro de Palermo, em Buenos Aires, em 22 de outubro de 1970, Milei teve uma infância marcada por momentos polêmicos em família. Ele próprio reconhece isso. Contudo, apesar de um relacionamento difícil com seus pais, Milei encontrou apoio em sua irmã.

O economista reconhece que Karina Milei é a pessoa que melhor o conhece e é “a grande arquiteta” de seus acontecimentos políticos. Milei disse a diferentes meios de comunicação que, caso se torne presidente, ela desempenhará o papel de primeira-dama.

PAIXÃO PELO FUTEBOL

Nos anos 1980, Milei sonhava ser goleiro nas categorias de base do clube de futebol argentino Chacarita Juniors. “Não sou torcedor do Chacarita, mas passei a fazer parte do time profissional em 1989”, confessou o economista em uma entrevista. Mas sua carreira não foi adiante.

Milei é um apaixonado torcedor do Boca e possui uma estrela no Museo de la Pasión Boquense, do Boca Juniors.

POLÍTICA

A partir de 2018, a ascensão de Milei surgiu nos principais meios de comunicação argentinos, com a divulgação de seu discurso “liberal libertário”, como classifica.

Mas, o grande salto em sua carreira política veio em 2020, quando anunciou sua candidatura à Presidência nas eleições de 2023. Essa posição abriu caminho para que sua coligação, La Libertad Avanza, conquistasse duas cadeiras na Câmara dos Deputados no ano seguinte, ocupados por ele e por sua candidata à vice-presidência, Victoria Villarruel.

Suas principais propostas de campanha são a dolarização da economia argentina em etapas, a redução dos gastos estatais e a privatização de empresas públicas.

No plano trabalhista, ele propõe o fim das verbas rescisórias para reduzir os custos trabalhistas, mas duas das propostas que mais geraram polêmica encontram-se na esfera de segurança: a desregulamentação do porte de armas e a militarização das prisões.

Em atualização.

______

Em seguida, leia também:
Compartilhar
A SENTINELA

A SENTINELA

A Sentinela é um canal de comunicação social cujos integrantes filiam-se ao princípio de que a isenção jornalística é uma farsa. Todos os indivíduos e organizações têm princípios e valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *