A Record TV tem vivido dias de caos desde o último sábado (08/10). Na ocasião, a emissora sofreu uma invasão hacker em seu sistema de arquivos integrados. O ataque vem causando prejuízos à exibição de seu conteúdo e à programação da emissora.
Todo o arquivo de reportagens, quadros e conteúdo já exibidos ou gravados pela emissora foram “sequestrados” pelos criminosos. Nenhum funcionário da emissora consegue ter acesso a informações que estava na intranet da empresa.
O ataque foi notado pelos espectadores na manhã de sábado durante o jornal Fala Brasil. O noticiário foi tirado do ar subitamente e, em seu lugar, começou a ser exibida uma série.
Imediatamente a emissora iniciou uma força tarefa para gravar conteúdos para levar ao ar e, de certa forma, dar continuidade à sua programação normal.
As informações a respeito do ataque são todas de bastidores. A Record TV ainda não se manifestou oficialmente a respeito do ataque sofrido.
Ainda segundo fontes extraoficiais, os cibercriminosos estariam pedindo um “resgate” para liberar o acesso aos dados da emissora na quantia de US$ 5 milhões. O resgate deveria ser pago em moedas digitais, Bitcoin ou Monero. Os criminosos teriam dado um prazo de 15 dias para a emissora pagar o resgate.