Notória por se envolver em protestos baseados na tese da mudança climática, a jovem Greta Thunberg foi detida nesta terça-feira (17/01) junto a outros ativistas durante protestos contra a demolição de uma vila perto da cidade de Luetzerath, na Alemanha. A informação é da polícia alemã.
Thunberg estava em protesto em uma mina de carvão a céu aberto de Garzweiler 2, a cerca de 9 quilômetros de Luetzerath. Junto a um grupo de manifestantes, ela sentou-se próxima da borda da mina. Ela havia se unido aos manifestantes na última sexta-feira (13/01).
Ela seguiu em um grande ônibus da polícia depois de ter sido detida, disse uma testemunha a uma agência de notícias. Um policial informou aos detidos que os agentes iriam levar os ativistas para uma verificação de identidade.
A polícia da Alemanha afirmou que Greta foi abordada e retirada pelos policiais para fora de uma região supostamente perigosa. Um dos manifestantes chegou a pular na mina, segundo a polícia.
Ainda não se sabe o que ocorrerá com Thunberg e seu grupo, nem se o ativista que pulou na mina ficou ferido, disse o porta-voz da polícia.