Governo Lula suspende consignado do Auxílio Brasil

A Presidente da Caixa (dir.), Rita Serrano, fala em sua posse. Foto: Agência Brasil.

A presidente da Caixa Econômica Federal recém-nomeada por Lula, Rita Serrano, disse nesta quinta-feira (12/01) que o consignado do Auxílio Brasil será suspenso. Segundo ela, o programa de crédito para famílias de baixa renda não tem prazo para voltar a ser oferecido.

De acordo com Rita Serrano, a medida ocorre porque o Ministério do Desenvolvimento Social fará uma revisão nos cadastros para cortar beneficiários. “Não é de bom tom que a gente mantenha [o empréstimo do consignado], porque nós não sabemos quem ficará nesse cadastro ou não”, disse.

Ainda segundo ela, o outro motivo ocorre seriam os altos juros do consignado. “Nós também estamos suspendendo [o consignado] para reavaliar essa questão dos juros e ver as possibilidades que existem para tentar baixar esses juros, dentro, lógico, das regras de conformidade”, acrescentou sem explicar como as famílias de baixa renda poderão encontrar juros menores ou iguais enquanto o programa estiver suspenso.

O consignado do Auxílio Brasil foi criado por meio de uma medida provisória do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a norma, as famílias que recebiam o benefício poderiam autorizar que a União descontasse dos repasses mensais do programa os valores referentes aos empréstimos.

Compartilhar
A SENTINELA

A SENTINELA

A Sentinela é um canal de comunicação social cujos integrantes filiam-se ao princípio de que a isenção jornalística é uma farsa. Todos os indivíduos e organizações têm princípios e valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *