A Embaixada dos Estados Unidos na Rússia publicou nesta quarta-feira (28/09) um novo alerta para os norte-americanos que estão naquele país. A Embaixada pede que os cidadãos deixem o país “de imediato”. “Os cidadãos norte-americanos não devem viajar para a Rússia e aqueles que residem no país ou em território russo devem partir de imediato”, disse a embaixada dos EUA no comunicado.
A situação não é simples. Há poucos voos comerciais disponíveis devido à invasão russa da Ucrânia. Entretanto, os diplomatas americanos confirmaram que as rotas terrestres para sair do território russo ainda estão abertas.
“Se quiser sair da Rússia, deve fazer os preparativos necessários o mais rápido possível. A embaixada dos EUA está neste momento muito limitada na prestação de assistência aos cidadãos norte-americanos e as condições podem tornar-se cada vez mais limitadas“, diz a nota.
Também nesta quarta-feira, a Polônia e a Bulgária pediram aos seus cidadãos que abandonem a Rússia o mais rápido possível, recorrendo aos meios de transporte disponíveis. Esses países também temem que seja cada vez mais difícil abandonar o território russo daqui para frente.