Uma nova convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiorga, foi aprovada nesta quinta-feira (07/10) pela CPI da Covid. Porém, ainda não foi definida a data do depoimento, que será estabelecida pelo presidente da comissão, Senador Omar Aziz (PSD/AM).
O ministro será questionado sobre uma alteração na pauta da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, que previa para hoje a análise de um estudo de especialistas contrário ao uso da cloroquina como remédio contra Covid.
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde é um órgão auxiliar do Ministério da Saúde que recomenda a adoção de medicamentos no SUS. A CPI suspeita que a retirada do estudo da pauta do órgão foi determinada por Jair Bolsonaro.
“Eu vou dizer qual o dia que vamos ouvi-lo. No dia em que foi acometido de Covid, o ministro repostou uma mensagem de uma pessoa dizendo: ‘O senhor não foi vacinado? Tomou as duas doses e pegou Covid mesmo assim?’. Ministro Queiroga, a gente não esqueceu que o senhor repostou isso. Se o senhor passou 15 dias nos Estados Unidos e já está aqui no Brasil é porque teve a oportunidade de tomar a vacina. Por isso o senhor está vivo”, debochou Omar Aziz (PSD/AM).