A ex-embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley, anunciou nesta terça-feira (14/02) que é candidata às eleições presidenciais dos Estados Unidos (EUA) em 2024. Nkki é republicana e tem 51 anos. Ela é a primeira filiada ao partido a postular a vaga de candidata que também é almejada pelo ex-presidente Donald Trump.
“Sou Nikki Haley e vou concorrer à presidência“, disse a ex-governadora da Carolina do Sul em mensagem de vídeo publicada no Twitter.
“É o tempo de uma nova geração liderar – redescobrir a responsabilidade fiscal, proteger a nossa fronteira e fortalecer o nosso país, o nosso orgulho e o nosso propósito“, acrescentou Nikki Haley, que é filha de imigrantes indianos.
O vídeo foi gravado em Bamberg, cidade onde nasceu na Carolina do Sul. Nele, Nikky Haley posiciona-se como uma alternativa ao ex-presidente Donald Trump, de 76 anos na corrida à nomeação do Partido Republicano do próximo ano.
Haley deve ser a primeira de uma longa lista de republicanos que já indicaram que pretendem disputar as primárias do partido. Outros pretendentes especulados são o governador da Florida, Ron DeSantis, o ex-vice-presidente Mike Pence, o ex-secretário de Estado Mike Pompeo e o senador da Carolina do Sul, Tim Scott.
Se for eleita em 2024, Haley será a primeira mulher Presidente dos EUA e a primeira de ascendência indiana. Nikky foi a primeira mulher a tornar-se governadora da Carolina do Sul, cargo que conquistou aos 38 anos.
Ela já tem apoios de peso para a sua candidatura, incluindo do atual governador da Carolina do Sul, Mark Sanford, e da ex-governadora do Alasca, Sarah Palin.
Nas primárias Republicanas de 2016, Haley foi uma das primeiras apoiantes do senador da Florida Marco Rubio, mas acabou apoiando o senador do Texas, Ted Cruz, antes de juntar-se aos apoiadores de Trump.