O site de notícias Brasil Sem Medo informa que a cidade paulista de Serrana viu o número de casos de covid-19 triplicarem no mês de outubro. Serrana foi a cidade escolhida como piloto para a vacina CoronaVac, a vacina chinesa fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan.
Foram 563 novos casos de Covid-19 no mês de outubro, o triplo de setembro. Serrana foi a cidade mais rapidamente vacinada no país por se tratar de uma cidade-teste para a vacina chinesa. Dados do LocalizaSus informam que 56% das doses aplicadas na população de Serrana recebeu o imunizante chinês, enquanto a média no país é de 30%.
“O crescimento do número de infectados na cidade paulista condiz com resultados obtidos em um estudo publicado pela revista Science. Na pesquisa, cientistas mostram que a proteção da vacina contra o vírus cai em seis meses. O estudo analisou as vacinas aplicadas nos EUA: Janssen, Pfizer e Moderna. O Instituto ainda não se manifestou sobre o aumento de casos em Serrana, ou sobre as novas questões que podem ser levantadas contra a eficacácia das vacinas para criar imunidade contra covid-19“, diz a reportagem do BSM.