Aos 83 anos, a Rainha da Dinamarca, Sua Majestade Margrethe II, anunciou neste domingo (31/12) que abdicará ao trono no dia 14 de janeiro de 2024. Margrethe II reina há 52 anos na Dinamarca. Ela será sucedida pelo fillho mais velho, o príncipe Frederik.
Ela mesma fez o anúncio em discurso de Ano Novo transmitido pela TV do país.
A rainha assumiu o trono em 1972, é, atualmente, é a monarca mais longeva na Europa.
Em fevereiro deste ano, ela sofreu a uma cirurgia nas costas, considerada bem-sucedida. Sua Majestade referiu-se a isso em seu discurso.
“A cirurgia naturalmente me levou a pensar sobre o futuro, se havia chegado a hora de passar a responsabilidade para a próxima geração. Decidi que agora é o momento certo. Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após eu suceder meu amado pai, vou abdicar do trono como rainha da Dinamarca“, disse ela.
Em seguida ela anunciou a abdicação ao trono em favor do filho, o príncipe Frederik.
MONARQUIA PARLAMENTARISTA
A monarquia mais antiga do mundo, na Dinamarca, o poder executivo é do parlamento e do governo formado pela frente política que tem a maioria dos assentos do Legislativo. O monarca chefia o Estado. Ele não deve se envolver em política partidária e representa a nação em atos de Estado, representando o país, mas não de governo.
Nascida em 1940, Margrethe sempre teve apoio e reconhecimento dos dinamarqueses, país reconhecido como um dos primeiros colocados em qualidade de vida, como é característico das monarquias europeias.
______
Leia também em seguida:
Igreja vai publicar homilias inéditas de Bento XVI