Um dos nomeados de Lula mais radicais deste governo, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, deixou os técnicos do órgão de cabelo em pé. Pochmann indicou uma possível mudança nas divulgações de estatísticas do instituto. E classificou o modelo atual como “comunicação do passado”. Para ele, o caminho é seguir o modelo de uma ditadura, o modelo chinês.
A declaração ocorreu em uma palestra a funcionários no dia 24 de outubro. Os organizadores transmitiram o evento no YouTube.
“O IBGE produzia as informações e os dados, fazia uma entrevista coletiva e transferia a responsabilidade para o grande público através dos meios de comunicação tradicional. Isso ficou para trás“, disse. Pochmann não explicou como será a nova forma de transmitir as informações dos estudos feitos pela instituição. Procurado por diversos órgãos de imprensa, o IBGE não respondeu até a publicação desta notícia.
De acordo com o presidente do IBGE, cada pessoa hoje tem capacidade de se comunicar, de produzir análise, dar opiniões. “Isso tem gerado uma sociedade complexa, inclusive, pelo fato da difusão de fake news, de mentiras“, disse, em alusão às redes sociais.
Além disso, Pochmann disse ainda que a estrutura atual é “verticalizada, hierárquica, e muitas vezes autoritária, ficou para trás“. “Precisamos urgentemente construir um IBGE contemporâneo, de uma administração transparente, que dialoga, que assume responsabilidades conjuntas e que tenha um rumo, uma direção“.
MODELO CHINÊS É O QUE AGRADA A POCHMANN
O presidente do IBGE afirmou que o modelo chinês seria o caminho. Contudo, a ditadura chinesa é frequentemente suspeita de ocultar informações negativas para o governo.
De acordo com Pochmann, o modelo de produção de estatísticas do IBGE foi desenhado a partir de critérios aprovados em países do Ocidente. “Hoje, com o deslocamento do centro dinâmico do mundo para o Oriente, já não estão perceptíveis as melhores soluções apenas no Ocidente. O Oriente também traz informações“.
Ele revelou que teve um diálogo com o órgão chinês de estatística. “Tivemos oportunidade, num diálogo com a direção do Instituto Nacional de Estatística da China, que está entrando em curso um censo econômico que visa justamente identificar, capturar o valor agregado das atividades digitais“, disse.
O modelo de divulgação do IBGE funciona com a publicação resultados de pesquisas e estudos do instituto — que fornece números oficiais, como de inflação e PIB — a diversos órgãos de imprensa. Em seguida, a imprensa tira suas dúvidas com os técnicos.
______
Em seguida, leia também:
- Militares israelenses encontram armas do Hamas em hospital de Gaza
- Ataque de Lula a Israel usa falsa equivalência ao Hamas