A Polícia Federal (PF) foi às ruas nesta terça-feira (07/02) para a quinta fase da operação Lesa Pátria. A operação tem como alvos as pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram as manifestações de 8 de janeiro, que se transformaram em atos de vandalismo nas sedes dos 3 Poderes em Brasília (DF).
Os policiais cumprem três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão no Distrito Federal.
O coronel Jorge Eduardo Naime Barreto (foto), que comandou o Departamento Operacional da Polícia Militar do DF, é um dos presos. Ele comandava o setor responsável por elaborar o plano de segurança na capital federal para evitar ataques no dia 08 de janeiro. Após os atos, Jorge Naime foi exonerado.
Os fatos investigados são classificados como crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.