Projeto de lei quer cadeia para quem não vacinar menores ou se recusar a tomar vacina

Um projeto de autoria do Senador Angelo Coronel (PSD/BA), o PL 5555/2020 pretende extrapolar os limites das garantias e direitos individuais. O senador deseja incluir no Código Penal a previsão de prisão de um a três anos para pessoas omissas ou que se opõem à vacinação obrigatória de crianças ou adolescentes em “emergência de saúde pública”.

_____
Leia também: Deputado pedirá impeachment de Lula após ataque às instituições
Leia também: Valdemar lança o nome de Michelle como alternativa para a Presidência em 2026
Leia também: Indicado petista para presidir Casa da Moeda é acusado de peculato e fraude
Leia também: Jogador de futebol americano morre subitamente aos 25 anos
_____

O projeto também pretender criminalizar com pena de dois a oito anos de prisão as pessoas que se recusarem a tomar as doses obrigatórias das vacinas. A mesma pena também se aplicaria sobre quem divulgasse “notícias falsas” sobre as vacinas ou sobre seu funcionamento. Caso a conduta seja de funcionário público, a pena dobra.

O site do Senado realizou recentemente uma enquete sobre o projeto. A proposta foi rejeitada por 92% das pessoas que participaram.

O senador solicitou que sua proposta tramitasse conjuntamente com o PL 25/2021, do deputado Fernando Rodolfo (PL/PE). Esta segunda proposta criminaliza, com pena de dois a cinco anos e multa, o ato de furar fila durante a vacinação. O projeto de Rodolfo também estabelece como crime o desvio de insumos médicos, entre cinco e 15 anos de reclusão. O crime se agrava se for cometido por um funcionário público.

A solicitação foi atendida e ambas as propostas tramitam juntas. Em maio do ano passado, outros quatro projetos foram apensados à tramitação, sendo eles: 13, 15, 505 e 1140, todos de 2021. Os dois primeiros também desejam criminalizar o ato de furar fila na vacinação.

Já os dois últimos criminalizam a aplicação da dose falsa de vacina ou a simulação de aplicação. As informações são da Revista Oeste.

Compartilhar
A SENTINELA

A SENTINELA

A Sentinela é um canal de comunicação social cujos integrantes filiam-se ao princípio de que a isenção jornalística é uma farsa. Todos os indivíduos e organizações têm princípios e valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *