O ex-presidente da República Jair Bolsonaro repudiou os atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes ocorrios neste domingo (08/01), em Brasília. Bolsonaro foi ao Twitter manifestar seu desacordo a este tipo de manifestação.
“Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra”, disse Bolsonaro.
O ex-presidente também destacou que durante seu mandato agiu seguindo a Constituição e repudiou “as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil”. O petista Lula atribuiu ao ex-presidente o incentivo a esses atos.
O PL, partido do ex-presidente, também repudiou os eventos deste domingo através de vídeo do seu presidente, Valdemar da Costa Neto.
ATOS DE VANDALISMO
Na tarde deste domingo, manifestantes invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministérios, que estava fechada, ter sido rompida.
O Congresso Nacional foi o primeiro prédio a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa.
Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). No STF, quebraram vidros e móveis, deixando um cenário de destruição.