A líder Giorgia Meloni tomou posse neste sábado (22/10) como primeira-ministra da Itália. Ela é a primeira mulher a assumir a chefia de governo na história do país.
“Juro ser fiel à República, cumprir lealmente a Constituição e as leis e exercer o meu mandato e as minhas funções no interesse exclusivo da nação“, jurou Meloni diante do Presidente da República, numa cerimônia no Palácio do Quirinal, em Roma.
Em seguida, A primeira-ministra assinou o decreto da sua nomeação e cumprimentou o Presidente da República, Sérgio Mattarella. Seguiu-se, então, o juramento dos seus 24 ministros.
Os primeiros a jurar foram os seus dois vice-presidentes, Matteo Salvini e Antonio Tajani, líderes, respetivamente, da Liga, e do Força Itália, os dois partidos da coligação de direita que venceu as eleições de 25 de setembro.
Salvini controlará também o ministério das Infraestruturas e Mobilidade Sustentável, enquanto Tajano controlará os Negócios Estrangeiros.
Apesar de não ser entusiasta da União Europeia, Meloni não fará campanha pela saída da Itália da zona do euro. Porém, prometeu defender mais os interesses do seu país em Bruxelas.