A primeira ministra do Reino Unido, Liz Truss (foto), discursou nesta segunda (17/10) para pedir desculpas pelos “erros” cometidos em seu governo, iniciado há 40 dias. Truss disse ainda que vai liderar o Partido Conservador até a próxima eleição que, a princípio, só ocorrerá em 2025.
O pronunciamento foi feito dias após Truss ter que demitir seu Ministro da Fazenda Kwasi Kwarteng. A demissão foi motivada pela queda histórica da libra, que chegou à sua menor cotação em todos os tempos.
O novo ministro, Jeremy Hunt, informou que vai abandonar praticamente todo o plano de corte de impostos da primeira-ministra, que desagradou os mercados. O plano custaria 45 bilhões de libras (cerca de R$ 270 bilhões) aos cofres públicos, segundo estimativas.
“Acho que a marca de um político honesto é quando ele diz ‘sim, eu cometi um erro’. Eu lidei com esse erro, e agora precisamos entregar [resultados] para as pessoas”, disse Truss em entrevista. “Peço desculpas por esses erros, mas eu os corrigi”, completou.