O Rei Charles III chegou a Belfast nesta terça-feira (13/09) para a sua primeira visita como monarca à Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido. A nação vive novas tensões desde o Brexit.
Charles vai se reunir com políticos de diferentes comunidades, em parte de uma série de visitas às quatro nações do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte), para receber as condolências após a morte da sua mãe, a Rainha Elizabeth II.
O monarca cumprimentou populares que estavam ao longo da rua que leva ao Castelo de Hillsborough, residência oficial da família real na Irlanda do Norte, nas adjacências da capital Belfast. Os portões do castelo foi coberta com flores e mensagens de solidariedade dos irlandeses do norte à família real pela morte da rainha.
Políticos de partidos unionistas irão ao encontro do rei no Castelo de Hillsborough, ao sul de Belfast, e farão homenagens à rainha. Esses políticos são, na sua maioria protestantes, mas também haverá as condolências dos nacionalistas, maioritariamente católicos, que desejam a reunificação com a República da Irlanda.